Para inaugurar 2022 decidi começar uma nova linha na Matéria Prima, bem ao estilo de uma autocracia autodenominada governo … Um programa de Arte Rádio para as Massas e para o Arroz, sem esquecer as Batatas!
O primeiro programa parte da ideia de Comunismo: desde a Revolução do Haiti, às revoluções de 1851, 1917, e até à Rojava e Chiapas de hoje;
Uma jornada de Arte Rádio, com um governo autocrático vai sempre correr mal: falta-lhe coerência e razão, falta uma linha clara de um partido Comunista, falta-lhe um comité central.
Ainda assim, arrojo-me a pensar que sou uma revolucionária anarca-feminista da Guerra Civil Espanhola, sem saber bem para ounde vamos com isto tudo, mas com imensa vontade de fazer a revolução.
A brincadeira claro está, é que quem está a fotografar esta anarca-femme que eu queria ser é Joseph Stalin, esse fantasma histórico que meteu as armas em Espanha, e as deu aos dois lados. Esse monstrinho que perseguiu milhões (do próprio partido); esse que achava que a revolução (olhem bem), tinha de passar primeiro pelo capitalismo, para só depois chegar ao estado de revolução i.e. ditadura do proletariado… parece que foi mesmo ele, e não os fascistas que destruíram a Catalonia revolucionaria…
Ao mesmo tempo, não posso deixar de evitar uma certa posição crítica relativamente a toda a guerra, mas não necessáriamente contra a revolução ou rebelião, levantamento justo dos povos; a violência divina, de que Walter Benjamin falava;
Claro também que 100 anos não cabem em duas horas, mas duas horas são bastante tempo; mas nada disto é certo, entre fake news e fake olds, I’m just a cyborg, behind the great firewall.
A LAS BARRICADAS! (celebrando os 100 anos de Kronstadt)
Programa passará aos domingos, das 22h à 00h na RÁDIO PARALELO (INDYMEDIA.PT) – 9 e 16 de Janeiro 2022
Estará disponível em arquivo depois disso.